SOLDADO PE FOI ASSASSINADO DURANTE O SERVIÇO EM 1968 < Clique aqui e saiba tudo a respeito

27/10/2012 18:29

•Em São Paulo existe um grupo de Veteranos do 2 BPE SP que se reunem anualmente para lembrar do amigo morto em serviço.

 
•MADRUGADA DE 26/6/1968 AS 4:45 H. FOI ASSASSINADO O SD.MARIO KOZEL FILHO
 
•Quando o soldado PE Mário Kozel Filho e seus colegas assumiram o serviço de guarda no Quartel General do II Exército, hoje  Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera, em São Paulo,  foram instruídos quanto aos procedimentos em caso de um ataque às instalações do quartel. 

 

Todos estavam tensos e ansiosos. Mal sabiam que um grupo de dez terroristas, entre eles duas mulheres, rodavam em um pequeno caminhão, carregado com 50 quilos de dinamite, e mais três Fuscas, na direção do QG. Tinham a missão de causar vítimas e danos materiais ao Quartel General. Tinham por objetivo a propaganda da luta armada. 

 

. Tinham por objetivo a propaganda da luta armada. Por medo e por covardia, não tiveram a coragem de atacá-lo de outro modo que não fosse por um ato de terror.  

 

“era madrugada e Kozel  estava na hora, em serviço, quando ouviu um tiro, disparado pelo soldado Rufino, que fazia a guarda externa do quartel. Saiu para ver o que se passava e foi informado pelo soldado Rufino que o tiro foi para cima, para advertir um automóvel que, em alta velocidade, rompeu a barreira da área proibida ao tráfego de veículos.

O motorista do automóvel deve ter se assustado e colidiu com um poste. Mário, preocupado em ajudar possíveis feridos, foi até o mesmo. Ao se aproximar do automóvel acidentado, um outro automóvel passa pelo local e seus ocupantes lançam sobre o automóvel acidentado uma bomba de grande poder destrutivo. Mário teve morte instantânea e pedaços de seu corpo foram lançados em todas as direções”.

ANTES

DEPOIS